Kundalini Yoga

“Todos somos responsáveis pela nossa saúde e energia. Quando o teu ser está em paz, então tudo o que te rodeia estará em paz.”
                in “ Kundalini Yoga” de Shakta Kaur Khalsa



 

“Pára por um momento.
Inspira.
Expira.                                                               
Deixa que a mente se acalme.
Agora é o momento para cuidares de ti.”

 





O Yoga tem como objectivo uma vivência da mente, corpo e espírito em unidade. Através de exercício físico e de meditação, tenta superar a dualidade, buscando a união com a divindade.

É um método, um conjunto de técnicas que nos guiam em direcção a um estado de consciência superior, cujo fim é o desenvolvimento do corpo e da mente, proporcionando saúde e equílibrio.

Desenvolvido no seio da tradição sikh, o Kundalini Yoga chegou ao Ocidente nos finais da década de 60 pelas mãos de Yogui Bhajan (www.3ho.org). É um yoga para todos aqueles que tentam equilibrar a tranquilidade interna com uma presença activa no mundo exterior da família e do trabalho.

Com uma forte acção a nível da coluna vertebral, ajuda a corrigir a postura ao mesmo tempo que fortalece o sistema nervoso (central, simpático e parasimpático). Por outro lado, equilibra o funcionamento do sistema glandular, expande a capacidade pulmonar e ajuda a relaxar profundamente, actuando como uma poderosa ferramenta para aliviar o stress.

O ser humano é uma miniatura do cosmos, possui dentro de si a energia cósmica e os elementos da natureza: terra, água, ar, fogo e éter. Além do corpo físico, existe um corpo energético percorrido por nadis e onde existem determinados centros chamados chakras.

Em Kundalini Yoga, trabalha-se o despertar da energia Kundalini, fazendo-a circular por todos os chakras, visando um aumento gradual da consciência. Ao fazer ascender a energia Kundalini, procura-se anular a dualidade entre dois pólos opostos: Shiva, localizado na cabeça, representando a consciência, observadora imóvel, e Shakti, a potência criadora, energia manifestada, situada na base da coluna.

O Kundalini Yoga utiliza várias técnicas de hatha yoga e mantra yoga, pranayama (exercícios de respiração), diferentes formas de concentração, visualizações e práticas de meditação com o fim de elevar a energia Kundalini e produzir uma experiência de unidade.

De acordo com os ensinamentos de Yogui Bhajan, sentir-se-á imediatamente uma sensação de vitalidade e lucidez.

Citando um estudante de Kundalini Yoga, Jan Semmel, “praticar Kundalini Yoga é limpar os teus óculos”.

Casa Bahadur